Ter um afixo registrado é uma coisa, ter um canil é outra!

No cenário atual dos ambientes virtuais, onde não são raras as exibições de situações que não representam a realidade verdadeira de cada estabelecimento, principalmente devido a finalidade comercial implícita (vendas). É preciso ter muito cuidado, nas redes sociais, com quem se auto denomina criador ou canil. 

Visto que, para se ter um afixo, basta apenas preencher um formulário, pagar uma taxa em alguma instituição cinófila, e pronto. Entretanto, fazer isso não significa ter um canil. Afinal, possuir um canil vai muito além de juntar um casal de cães no pátio da casa. É preciso ter estrutura física, organizada, com espaços definidos e tudo mais que um bom trabalho cinófilo exige. Além, é claro, da organização administrativa, planejada e com tudo rigorosamente controlado, desde datas de manejo, resultados de exames, avaliação de acasalamentos, nascimentos, gastos fixos, monitoramento de consumos e até imprevistos. 

Fazer uma pesquisa sobre o histórico do local, resultados obtidos e, se possível, uma visita presencial, conversando com o responsável, ajuda muito a tirar dúvidas sobre o trabalho que está sendo desenvolvido. O criador responsável sempre terá orgulho e satisfação em mostrar, na prática, toda sua dedicação. Bem por isso o Canil Santa Terezinha se coloca sempre disposição do público em geral, para o agendamento de visitação.

28 de dezembro de 2022, dia da finalização das obras das novas instalações do Canil Santa Terezinha. 
Baias individuas e espaçosas, do tipo bem-estar animal.
Espaço para monitoramento da convivência em matilha.
Pomar frutífero, com objetivo de promover sombra nos dias de calor.
Zona rural de Rio Pardo-RS, distrito de João Rodrigues.
10.000 m² destinados a futura pista de treinamento funcional.
Tranporte dos ovelheiros feitos por caminhontes Pick-ups adaptadas.
A égua Rosilha é uma das mascotes do Canil Santa Terezinha.
Endereço atual; Estrada Linha Portão nº251, Rio Pardo-RS.
Espaço para confraternização e churrasco.
Slogan definido em placa de madeira rústica. Feitio do nosso amigo Lôlo Saldanha.
Espaço banho e tosa.
Caixa maternidade para gerar mais conforto para a matriz e filhotes.
Comedouros e bebedouros sempre limpos e higienizados.
Medicamentos para tratar e prevenir enfermidades.
O controle de vacinação é fundamental através das carteirinhas.
Leitor de Microchip (Scanner Bychos).
Acompanhamento de pré-natal através de ultrassonografia.
Kits Embark DNA ancestry + health,  diretamente dos USA, aplicado em 100% do plantel.
Fim de tarde no Canil Santa Terezinha.
A boa iluminação proporciona que os trabalhos diversos não parem, mesmo durante a noite.
Placa de identificação do prédio do canil novo: "Ovelheirolândia".

Visto a introdução acima, podemos dizer que a criação de cães ovelheiros sempre existiu na fazenda Santa Terezinha, porém, quando iniciamos na cinofilia, em 2014, acabamos mudando para um ambiente urbano realmente projetado como canil.

Hoje contamos com uma completa equipe de apoio, com médicos veterinários, handlers, esteticistas, tratadores e treinadores. Todos profissionais experientes, que nos auxiliam a proporcionar tudo que há de melhor, em termos técnicos, para nossos animas.   

No distrito do Passo do Adão, 25 km do centro da cidade, próximo ao arroio Capivarita, fica localizada a Fazenda Santa Terezinha, onde os ovelheiros são transportados na carroceira de caminhonetes pick-ups, para servirem como ferramenta de trabalho nas lides rurais. 

Cabe ressaltar ainda que a atividade comercial da Fazenda Santa Terezinha sempre foi (e sempre será) a pecuária de corte. A criação de cães ovelheiros, apesar de encararmos com o máximo de profissionalismo, não deixa de ser um grande hobby, o qual fazemos com muito amor e dedicação. 

No bairro São João, na cidade de Rio Pardo-RS, o canil Santa Terezinha ainda possui sua primeira sede, dispondo de uma estrutura fechada com 1.000,00 m² de área de pátio e 24,00 m² de área construída, onde eram feitos os controles de cios, maternidade e manejos em geral, mas que atualmente foi desativada.

Em dezembro de 2022, no distrito de João Rodrigues, mais precisamente na localidade de Linha Portão, foram inauguradas as mais novas e modernas instalações do Canil Santa Terezinha. Com uma área total de mais de 10.000,00 m², contendo: Uma instalação predial com 72,00 m², tipo bem-estar animal, com 10 baias individuais, maternidade, oficina de manutenção, espaço estético banho/tosa e instalações hidrossanitárias de fácil limpeza, com filtro sanitário; Pista de treinamento funcional; Pomar frutífero; Cerceamento em tela galvanizada; Estacionamento; Salão para confraternização, coberto e com churrasqueira; E até um playground, com açude. Tornando-se assim o maior complexo dedicado exclusivamente a criação e desenvolvimento de cães da raça Ovelheiro Gaúcho em toda a história da cinofilia. Mais interessante ainda, é que todo esse complexo já está batizado: Sendo carinhosamente  chamado de "ovelheirolândia"!  

Fazenda Santa Tereziha, zona rural de Rio Pardo-RS, distrito do Passo do Adão.
Mangueira tipo ben-estar animal, para trabalho com rebanhos bovinos e ovinos.
A lida com rebanho bovino é sempre um trabalho pesado e desafiador. 
Muito importante, além dos cães, contar com cavalos de qualidade para toda lida. São ferramentas de trabalho indispensáveis.
Os açudes, além de reserva natural de água para o rebanho, se transformam num ambiente ótimo para os ovelheiros nadarem.
Antigo endereço: Rua Almirante Alexandrino nº 611, Rio Pardo-RS.
Endereço: Estrada Linha Portão nº 251, Rio Pardo-RS, Brasil.
Whatsapp (fone): + 55 (51) 98165-4111