AQUISIÇÃO DE FILHOTES
Se você já é criador, ou pretende iniciar a criação de ovelheiros, e busca um filhote com expectativas de emprego na reprodução, deve estar atendo a alguns detalhes importantes:
Estude um pouco sobre a raça e escolha o fenótipo que lhe agrada e deseja produzir. A mistura de diversos fenótipos atrasará muito a evolução da homogeneidade no seu plantel.
Tenha em mente que cães bons e ruins são uma constante na criação. Ainda que todos sejam bonitos, sempre há uns que são mais bonitos que outros.
Procure criadores com resultados comprovados. É mais seguro adquirir um filhote de um criador de sucesso, do que de um criador sem tradição na raça. Lembre-se que todo criador produz filhotes "fofinhos", mas quando crescem, nem todo ovelheiro adulto alcança a padronização racial esperada.
Se a primeira escolha da ninhada lhe for oferecida, você já sabe que a ninhada não interessa nem ao próprio criador. Foi produzida com finalidade puramente comercial, porque um selecionador jamais abriria mão das primeiras escolhas.
Se cor de pelagem for importante para você, lembre-se que ainda não há vasta disponibilidade genética de exemplares de excelência com cores raras. Não tente adquirir merles, por exemplos. No futuro você certamente produziria filhotes com pelagens exóticas, mas corre o risco fixar qualidades medíocres.
A conformação da garupa é emblemática para a raça. Por isso se, na busca por outras virtudes importantes, tiver que tolerar uma garupa menos correta em um filhote (algo comum no atual estágio de desenvolvimento da raça), sempre observe se ao menos um dos pais tenha uma garupa excelente. Assim um filhote, se possuir garupa ruim, provavelmente será portador de genética para garupa correta.
Por volta dos 60 dias de vida o filhote nos mostra melhor como será quando adulto. Mas tudo pode mudar muito durante o desenvolvimento. O filhote é sempre uma aposta. Se alguém soubesse identificar na ninhada os futuros campeões, esses jamais seriam comercializados.
Deve-se ser mais tolerante com a qualidade das fêmeas. Já com os machos, devemos ser mais exigentes, pois poderão participar de muitas ninhadas.
Tenha paciência. Converse com criadores sobre a expectativa de próximas ninhadas. As vezes vale a pena entrar em uma fila de espera, mas efetuar uma compra garantida, evitando assim expectativas frustradas com a aparência, temperamento ou saúde do seu ovelheiro no futuro. Até porque, partindo do princípio que a expetativa de vida de um ovelheiro é de 14 anos, e que você vai conviver com ele por todo esse tempo, esperar alguns meses para adquirir um filhote não parece ser tanto tempo assim.
Evite sites de vendas como OLX, Mercado Livre, Facebrick e afins. Criadores sérios trabalham sempre com lista de espera e não fazem anúncios demasiados.
Não existe cão perfeito. Algum desvio o filhote terá. Concentre-se nas virtudes que considerar importantes ao trabalho que pretende desenvolver. E nunca forme um casal com os mesmos defeitos. criação não é matemática, mas genética tem tudo a ver com probabilidades.
Obrigado por estar conosco nessa leitura, esperamos ter ajudado. Conheça agora um pouco as nossas ninhadas de anos anteriores.