Afinal, qual a diferença entre o Ovelheiro Gaúcho e Collie Pelo-Longo ou Border Collie?
É comum a confusão do público em relação a essas três raças, principalmente no aspecto morfológico, visto que todas pertencem ao mesmo type e grupo (01) da definição FCI internacional (sendo que o Ovelheiro ainda está no grupo 11, mas na eminencia do reconhecimento FCI, passando assim para o grupo 01). Então nós do Canil Santa Terezinha tentamos elucidar essas características, de uma maneira didática, na forma de comparações simples.
Cabe ainda ressaltar que o Ovelheiro Gaúcho é uma raça genuinamente brasileira, enquanto as outras duas raças são "famosas", já com reconhecimento internacional, e com origem europeia.
ROUGH COLLIE
Surgiu antigamente na Escócia, porém, pela seleção quase que exclusiva para exposições, no mundo todo, durante muitos anos, atualmente a maior parte das linhagens perdeu o instinto/genética de pastoreio.
Olhos ligeiramente oblíquos.
Stop suave.
Orelhas semi-eretas (em formato de tulipa).
Pode latir ou não, se pastorear.
Occipicio saliente.
Pelo muito longo, nunca curto. Exceto a variação de pelo curto (Smooth).
Crânio estreito, em formato de cunha.
Cores: Zibelina (sable), tricolor (tan) e azul (merle), sendo aceitável algumas manchas brancas pelo corpo. Predominantemente branco (piebald) é indesejável.
OVELHEIRO GAÚCHO
Foi selecionado na região do Pampa gaúcho, principalmente para empurrar grandes rebanhos nas longas tropeadas/jornadas entre propriedades rurais.
Olhos amendoados.
Stop moderado.
Orelhas variáveis: Podendo ser eretas, semi-eretas ou pendentes (em formato de botão ou rosa).
Sempre late quando trabalha/pastoreia.
Occipicio saliente e longo.
Pelo denso, de comprimento mediano, nunca curto.
Crânio mediano (nem estreito, nem largo), do mesmo comprimento do focinho.
Cores: Todas as cores são admitidas. Sendo que são raras e preteridas a variação "tigrada" e em tons "chocolate".
BORDER COLLIE
Foi Selecionado em pequenas propriedades rurais da Grã-Bretanha, principalmente para arrebanhar/reunir rebanhos de poucas rezes.
Olhos arredondados.
Stop bem marcado.
Orelhas em vários formatos, porém nunca pendente em formato de rosa.
Nunca late quando trabalha/pastoreia.
Occipicio pouco saliente e arredondado.
Pelo mediano ou curto, nunca longo.
Crânio largo, um pouco mais longo do que o focinho.
Cores: Todas as cores são admitidas, exceto o branco predominante (piebald).
Na exposição das Américas y el Caribe 2018, em Fortaleza-CE, conseguimos reunir três exemplares de cada uma das raças pastoras mais confundidas.
São as caraterísticas compartilhadas não só por essas três raças citadas, mas também por todas a outras raças do type collie do grupo 01 FCI (raças pastoras).
Muita inteligência
Facilidade de aprendizagem
Temperamento dócil
Camada dupla de pelo
Movimentos fáceis
Membros aprumados
Posteriores bem angulados
Garupa arredondada
Jarretes curtos
Pés de lebre
Peito profundo
Mordedura em tesoura
Dentição completa
Ergot ausente (quinto dedo no jarrete)
Cauda portada baixa ao trotar
Muito importante entender que praticamente todas as raças pastoras do type collie tem origem no Reino Unido, mais especificamente na região da Escócia, que cobre o terço norte da ilha da Grã-Bretanha. Logo, se levarmos em consideração que essa contribuição genética mais antiga migrou para o Brasil a partir do século XIX, concluiríamos que existe forte relação de parentesco dos atuais ovelheiros gaúchos com essas raças escocesas.
Arte disponível no site: www.vectorstock.com
Outra comparação, que hoje em dia, é muito associada aos cães ovelheiros, se refere aos clássicos filmes norte-americano "Lassie - The Painted Hills", de 1951 e "Lassie - The Great Adventure", de 1963, principalmente pela foto usada no cartaz de divulgação da double feature (volume duplo), lançada em ação promocional nos USA em meados dos anos 80, o qual ilustra um cão pastor de fenótipo bem semelhante aos encontrados atualmente.
Apesar de indubitavelmente se tratar de um cão norte-americano, certamente existe correlação de ancestralidade genética com os exemplares gaúcho-brasileiros, provavelmente os já citados Old-Time Scotch collies, que desembarcaram na América do Sul no início do século XIX com os colonizadores/conquistadores europeus.
Imagem de um encontro histórico entre estrelas do cinema: A atriz Marilyn Monroe e a cadela Lassie, no ano de 1952, em Hollywood, Los Angeles Califórnia-USA.
Nota 01: Imagens extraídas da internet, com objetivo meramente informativo.
Nota 02: Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.